A Clinihorta está autorizada, desde 2011, a prestar Serviços Externos de Saúde no Trabalho, atuando com rigor, responsabilidade e total cumprimento do Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho (Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, na sua redação atual). Contamos com uma equipa multidisciplinar, composta por médicos e enfermeiros do trabalho, garantindo uma abordagem integrada e especializada às necessidades das empresas e dos seus trabalhadores.
Na Medicina do Trabalho, o médico do trabalho é responsável por avaliar a aptidão física e psicológica dos trabalhadores, promover a prevenção de riscos profissionais e contribuir para a melhoria contínua das condições laborais. Todos os trabalhadores realizam análises clínicas, essenciais para monitorizar a saúde e fundamentar a emissão da Ficha de Aptidão Médica. Para além disso, a equipa de enfermagem realiza exames complementares de diagnóstico, como visiotestes, audiogramas, espirometria e eletrocardiogramas, assegurando uma vigilância de saúde completa, reduzindo acidentes, doenças profissionais e absentismo, ao mesmo tempo que reforça o bem-estar e a produtividade.
O serviço inclui exames de admissão, periódicos e ocasionais, com todos os resultados devidamente registados na Ficha de Aptidão Médica. Nesta, podem ser indicadas recomendações ou restrições, comunicadas à entidade empregadora, assegurando a criação de ambientes de trabalho seguros e adequados à saúde dos trabalhadores.
A atuação da Medicina do Trabalho desenvolve-se em estreita cooperação com a área de Segurança no Trabalho, assegurando a implementação, monitorização e cumprimento das medidas de higiene, saúde e segurança no trabalho.
É importante salientar que a contratação de um Serviço Externo de Saúde e Segurança no Trabalho não dispensa o empregador das suas responsabilidades legais, sendo sua obrigação assegurar continuamente condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os trabalhadores.